Esquerda/Direita

Não existe esquerda ou direita, e sim aqueles que trabalham de um lado, e de outro os que enfiam a mão no bolso alheio alegando o bem comum. O espectro pode ter inúmeras divisões, já que a sabotagem aos direitos civis pode ocupar tanto um quanto outro espaço.

Existe governo de esquerda ou direita ?
Cada vez o espectro some.
O neoliberalismo de um lado e o esquerdismo de outro representam apenas a diferença entre lôdo e lama: nenhuma.

Assim como existem governos que fazem a classe trabalhadora e o povo em geral pagar a conta por um estado ineficiente, cheio de mordomias e altos salários de autoridades, enquanto banqueiros, especuladores, mineradoras e exploradores de petróleo pagam uma mixaria de impostos, o povo é submetido a vigilância máxima desproporcional pelos agentes do Estado, seja para pagar impostos e ter a vida controlada pelas milhares de leis e pela burocracia. Não há liberdade alguma. E qualquer liberdade a mais concedida é tratada como privilégio. São governos que não confiam no seu povo e não fariam falta se não existissem.

Pensando um pouco você chegará a conclusões amplas o por quê tanto esquerda, centro ou direita têm representantes negativos na sociedade.